Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Erre Grande

Diário motivacional de quem sabe o que quer: viver, aprender e crescer profissional e pessoalmente.

Erre Grande

Diário motivacional de quem sabe o que quer: viver, aprender e crescer profissional e pessoalmente.

O sucesso não é instantâneo

The only place where success comes before work is in the dictionary - Vince Lombardi

Se se perguntar a um gestor, a um recente estagiário e a um dono de empresa o que eles querem concretizar com o seu trabalho, todos darão a mesma resposta: sucesso.

 

Todos queremos ter sucesso, todos queremos concretizar os nossos sonhos, todos queremos alcançar os nossos objectivos. E para chegarmos lá dizem-nos para trabalhar, para trabalhar arduamente, para trabalhar todos os dias, sem parar, para podermos chegar onde queremos chegar.

 

A verdade é que nem todos chegamos lá. Uns param a meio do caminho, outros voltam para trás e outros nem chegam a começar. Tentam uma, duas, três vezes e o sucesso não chega e desistem. E não entendem que o problema não está nem no trabalho, nem no sucesso, mas sim numa outra ideia que muitos se esquecem de perceber: os resultados.

 

O sucesso é um resultado bom, é um resultado esperado, favorável, adequado às nossas expectativas. Quando trabalhamos arduamente, horas e horas por dia, semanas e anos sem férias ou descanso, esperamos ter sucesso, porque fizemos tudo o que tinha de ser feito, fizemos tudo certinho, sem falhar nada. E mesmo assim o sucesso não aparece.

 

Porquê?

 

Porque pensamos que o sucesso é como um bilhete de lotaria, um trabalho feito em x horas, um evento que vai alterar a nossa vida. Porque pensamos que o sucesso é instantâneo,  como se colocássemos os nossos sonhos numa taça, a levássemos ao microondas por dois minutos e está pronto. Porque em vez de nos focarmos no objectivo, focamo-nos no dinheiro, no tempo, nas horas mal dormidas.

 

Tal como define Darren Hardy, editor da Success Magazine, "a concretização de qualquer objectivo é a progressiva acumulação de pequenos passos tomados de forma consistente durante um certo período de tempo".

 

Em vez de pensarmos no sucesso, porque não pensamos nos pequenos resultados? Porque não pensamos num único resultado? Porque não pensamos num objectivo, para um dia, com uma estratégia, para atingirmos um resultado pequeno? Porque acreditamos em algo mas deixamos de lutar quando não chovem resultados? Porque preferimos comprar uma vida feita quando podemos construir uma vida à nossa medida?

 

Quando vemos outras pessoas bem sucedidas, não hesitamos em perguntar, qual é o teu segredo?, porque queremos essa fórmula mágica, queremos tudo feito, preparado e pronto para o sucesso - mas esquecemo-nos que o sucesso não se compra, ele constrói-se.

 

O sucesso é inteligência quando há ignorância; consistência quando há preguiça; persistência quando há vontade de desistir. O sucesso é resultado atrás de resultado e isso consegue-se com trabalho, com um trabalho árduo mas consistente, mesmo quando não está nada à vista.

 

O sucesso é pegar no barco e zarpar pelo nevoeiro até encontrar a ilha. Andamos, andamos, andamos e não vemos nada. Paramos? Não, continuamos até aparecer um raio de sol, uma vela, um pedaço de terra. O sucesso é ter uma meta e só parar quando lá chegar.

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.