Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Erre Grande

Diário motivacional de quem sabe o que quer: viver, aprender e crescer profissional e pessoalmente.

Erre Grande

Diário motivacional de quem sabe o que quer: viver, aprender e crescer profissional e pessoalmente.

Aprender a lidar com a frustração

Para conquistar a frustração, devemos olhar para os objectivos e não para os obstáculos - T.F. Hodge

 

Todos vivemos uma vida aparentemente normal, com rotinas pessoais de trabalho que tornam os nossos dias mais ou menos iguais. Para alguns de nós, isso funciona mas há outros que querem algo diferente. Para as pessoas que estão descontentes com a sua realidade, a solução passa por embarcarem numa aventura a solo, a terem os seus próprios projectos ou empresas.

E assim começam a sair da zona de conforto, a remar contra a maré, a construir algo que nem todos a princípio podem entender. E quando entram nessa aventura, muitas vezes lidam com a frustração. Quando as coisas correm menos bem, quando um compromisso falha, quando algo se desvia do plano, sentimo-nos irritantos, frustrados e angustiados com a nossa jornada. Pensamos logo: porquê eu? porquê isto? porquê agora? porquê, porquê, porquê...

 

Lidamos com a frustração todos os dias. Quer seja profissional ou pessoalmente, o sentimento negativo de não termos conseguido concretizar algo pode-nos deitar abaixo e fazer-nos sentir derrotados.

Contudo, uma das principais características do sucesso é aprender a lidar com a frustração. No meu caso, deve-se dizer que não é de todo fácil mas tenho conseguido encontrar a motivação para continuar a fazer aquilo de que gosto.

 

Quanto a este assunto, a única dica que posso dar é um conselho de um amigo meu, que deixo abaixo, num repost que deixei no Epá Logo Se Vê:

 

Podes te sentir frustrada, é normal. Mas vais ter que lidar com ela toda a vida. E vais ter que ser gentil contigo própria
Não vale a pena te criticares. Vais ter que saber lidar com a frustração.
Somos miúdos de fraldas, temos que continuar a procurar num oceano onde existem mais de 90% de pessoas pouco visionárias, é normal levar com a rejeição.
Podes sempre melhorar, depende de ti. Porém, existem coisas que não vais poder controlar na vida.
Não quero que olhes para a frustração como uma fatalidade.
Vão sempre existir oportunidades para agarrar, basta estarmos vivos.
Quando costumo dizer: "Não sei o que diga". Não existem muitas coisas que sejam certas na vida, por isso não consigo dizer que X ou Y vá acontecer.  É apenas uma questão de continuar a fazer o que é certo para nós e focar a mente em algo construtivo, deixar a mente longe do stress.

 

A frustração vai sempre andar connosco. Vamos encontrá-la todos os dias, em qualquer coisa, em qualquer lugar, quando se está ou não à espera. Contudo, ela torna-se menos pesada quando aprendemos a lidar com ela, quando a aceitamos e procuramos outras coisas. A frustração é uma emoção negativa, mas não deixa de ser uma emoção que precisamos de sentir, pois essa emoção pode ser a alavanca para nos mexermos para fazermos realmente aquilo que queremos.

 

Que a frustração nos faça pensar "nunca mais quero isto!" e nos ponha a mexer para algo melhor.