Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Erre Grande

Diário motivacional de quem sabe o que quer: viver, aprender e crescer profissional e pessoalmente.

Erre Grande

Diário motivacional de quem sabe o que quer: viver, aprender e crescer profissional e pessoalmente.

20 verdades para os putos de 20 anos

Todos os dias leio artigos para cultivar o meu conhecimento sobre a indústria do empreendedorismo. São diversos os websites que gosto de ler, como o Success, o Business Insider e o Inc.

No mês passado, num modo férias mas à procura de mais ideias para fomentar este espaço, deparei-me com um artigo no Inc com o título 20 VERDADES BRUTAIS QUE TODOS OS JOVENS COM 20 ANOS PRECISAM DE OUVIR. O título era apelativo, para dizer no mínimo, e o subtítulo nem deixava explicar o que se poderia ler, pois atacava logo com um "verdade número 1: ninguém se importa".

E em pequenas palavras percebi a verdade de muita coisa que muitos jovens, na casa dos 20 anos, experienciam. Com a entrada no mercado de trabalho, o primeiro ordenado, os primeiros desempregos, os primeiros colegas, o novo carro, a mudança de casa, todas estas etapas nos levam a pensar como é que realmente vamos iniciar esta nova etapa da nossa vida que é ser adulto.

 

Já levo quatro anos disto e já aprendi muita coisa, mas também sei que há muitas dúvidas que tenho que me deixam ansiosa sobre o futuro. E quando não sabemos nada, há sempre estes artigos que nos ajudam a pensar um bocado sobre as coisas.

 

Aqui vão elas, essas verdades:

1. Ninguém se importa: se estás mal, se não estás bem, se vais à casa de banho, ninguém se importa. Tens amigos e família que gostam de ti, é certo, mas todos nós temos a nossa vida e por isso, ninguém vai andar preocupado com a tua.

2. "Se chegaste a horas, estás atrasado": tens de chegar mais cedo, porque quem chega mais cedo, pode-se preparar. Por isso, não é chegar a horas, é chegar cedo.

3. Não tens nada a provar: não tentes achar que sabes alguma coisa. Tens apenas 20 anos, não sabes nada. Não enchas o peito à frente dos outros, admite a tua falta de experiência e mostra a tua vontade de aprender e isso vai-te abrir muitas portas.

4. Ler é extremamente importate: ler é conhecimento, ler é saber mais, ler é aprender.

5. És o reflexo das cinco pessoas com quem passas mais tempo: Jim Rohn tem a frase mais célebre sobre o poder da influência que os nossos amigos têm na nossa maneira de estar e ver a vida. Se os teus amigos são positivos, tu vês a vida melhor. Se forem negativos, vês a vida pior. Escolhe-os bem.

6. És o teu maior asset: estás nos teus 20 anos e é a altura perfeita para investires em ti próprio. Vai tirar um curso em vez de estares no Instagram; vai ao ginásio em vês de te embebedares todos os fins-de-semana. Boas escolhas criam bons futuros.

7. Controla o teu dinheiro: os 20 anos são o primeiro passo para a independência financeira (será uma miragem?) e por isso há que ter noção do que se ganha e do que se gasta. Será que precisas de um apartamento caro? Um carro simples não é prático para o teu dia-a-dia? Gasta no necessário e poupa para a tua educação.

8. Não procures sucesso: se a tua felicidade é aquele emprego, aquela promoção, aquele projecto, esquece. Quando conseguires aquela promoção, vais querer outra coisa e vais-te sentir infeliz à mesma. Quando aquele projecto acabar, vais querer outro e vais procurar mais. Procura aquilo que realmente te realiza.

9. Não existe falhanços: o acto de falhar é um reflexo das nossas expectativas. Se não as tiveres, não tens falhanços, simples. Não tenhas muitas expectativas, encara o falhanço como uma lição. Fizeste, erraste, continua em frente.

10. Os teus contactos são ouro: todas as pessoas que tu conheces são portas para novas oportunidades e dão te acesso a vários sítios ou pessoas. Investir na tua rede de contactos é tão proveitoso como investir em ti próprio.

11. Tu determinas o teu próprio sucesso: muitos de nós acreditam que a vida segue um caminho linear, em que estudamos, tiramos um curso, entramos numa empresa, ficamos lá vários anos e vamos subindo na carreira até nos tornarmos presidentes ou gestores - e esta ideia é completamente falsa pois não é para todos. O teu caminho não é linear e és tu que o tens de construir e podes mudar de direcção quando quiseres.

12. Pratica - e muito: se queres ser o melhor, tens de agir e praticar. Podes ler muita coisa e falar com muitas pessoas, mas se não praticares, nada consegues.

13. Nem toda a gente é tua amiga: quando somos crianças, todas as pessoas com quem falamos são nossos amigos. E em adultos até podemos ter os amigos do trabalho ou os amigos do ginásio. Mas quantos mais anos passam, mais percebes que tens muito poucos amigos que realmente gostam de ti e te motivam a seguir o caminho que escolheste.

14. Não vais viver para sempre: a verdade que pensamos em adolescentes, que vivemos para sempre, é mentira. Não vais ter 20 anos para sempre. Lembra-te disto e percebe o que realmente queres fazer da vida.

15. Sê vulnerável: numa sociedade em que exaltamos as figuras perfeitas de celebridades e falamos mal quando alguém comete algum erro, a vulnerabilidade não abunda em muito sítio. A vulnerabilidade não é ser fraco, mas mostrar que uma parte da essência humana é errar. E ser humilde torna-te mais verdadeiro.

16. "Ouvir é um presente que dás aos outros": "não estou a olhar mas tou-te a ouvir". Quem nunca disse estas palavras? Por vezes, estamos com alguém e estamos a ouvir, mas não estamos a ligar nada. Ouvir é respeitar o outro e dar-lhe importância e isso faz com que as pessoas gostem mais de ti.

17. A tua palavra é tudo: se prometes que vais fazer algo, faz. Fazer promessas e não cumprir é pior.

18. Vive o Agora: poderia fazer todo um romance sobre a importância do presente mas há um ditado português que resume bem esta ideia - não deixes para amanhã aquilo que podes fazer hoje. Simples.

19. És o teu pior inimigo: Tudo o que conseguimos na vida vem da nossa capacidade de pensar que conseguirmos fazer ou não. Se pensarmos positivamente, somos o nosso maior fã; se pensarmos negativamente, somos o nosso pior inimigo. Escolhe bem a pessoa que queres ser para ti.

20. Mais é melhor: faz aquilo de que gostas, e fá-lo todos os dias. Para seres grande e melhor, deves fazer pequenas coisas, mas todos os dias. A persistência e a consistência criam grandes resultados.

 

Que outros conselhos podemos dar aos jovens?